Quanto está o salário mínimo 2021?

O valor do salário mínimo nada mais é, do que o menor valor que o empregador pode pagar para os seus funcionários. Tal salário é estabelecido por lei e vale para todos os estados do Brasil. Essa iniciativa começou no ano de 1988, a ideia é uma remuneração capaz de atender as chamadas necessidades básicas de uma família, como moradia, saúde, alimentação, higiene, lazer, transporte e mais. Todos os anos acontecem mudanças quando o assunto é o salário mínimo e existem outros detalhes que você precisa conhecer para entender mais sobre essa dinâmica. Confira tudo sobre o assunto em nosso artigo de hoje e saiba quanto está o salário mínimo 2021.

Quanto está o salário mínimo
Quanto está o salário mínimo

Quanto está o salário mínimo 2021?

O salário mínimo está fixado em R$ 1.079 desde o dia 1 de janeiro. Houve um aumento em relação ao ano de 2019, como é de se esperar, todos os anos acontece o reajuste.

Detalhes que veremos a seguir em nosso artigo.

https://www.youtube.com/watch?v=ueiqv8imL-4

Quanto está o salário comercial?

Diferente do salário mínimo existe o salário comercial, destinado para pessoas que trabalham na área de varejo e dentro do comércio.

Fica difícil ficar um valor para esse tipo de salário, já que diferente do mínimo eles podem sofrer variações de acordo com o cargo e até mesmo pela cidade / estado que estamos falando.

Algo comum são esses trabalhadores receberem o salário mínimo nacional e nesse caso, acrescentar comissões de acordo com cada venda.

Quanto está o salário comercial

Quanto está o salário comercial

O importante é seguir a tabela estadual para ter uma melhor compreensão do que é justo receber para cada jornada de trabalho dentro do cargo.

Em 2020 o salário comercial chegou a R$1.200, com um aumento de 50 reais quando comparado ao ano de 2019, mas como mencionado, não é uma regra, há pessoas que continuam recebendo o mínimo dentro do comércio.


Salário aposentado e pensionista

O salário do aposentado e do pensionista depende de diversos valores, como:

  • O valor da contribuição;
  • O salário base que ganhavam e;
  • Afins.

Dessa forma, há pessoas que ganham o salário mínimo vigente e há pessoas que conseguem chegar até o teto máximo estabelecido por lei.

Lembrando que mesmo aquelas pessoas que não ganham o salário mínimo todos os anos aumentam seus salários de acordo com a porcentagem que foi aumentada.


Qual a importância do reajuste do salário mínimo?

A importância é o de acompanhar a inflação, ou seja, fazer com que o trabalhador possa ter sempre o mesmo poder de compra, mesmo com os preços aumentando.

Não deixa de ser uma forma de evolução econômica para o país quando tais salários passam a ser mais alto.

Por isso, é importante sempre prestar atenção no quanto o salário mínimo aumentou e também no aumento da inflação para ter noção se o valor condiz com a realidade.


Quando costuma ser feito o aumento do salário mínimo?

O aumento do salário mínimo geralmente acontece todo começo de ano, no dia 1 de janeiro passa a valer para os próximos meses e também é fixado formalmente em todos veículos de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *