Certidão FGTS

Para comprovar que a empresa não possui nenhum tipo de dívida em aberto é utilizado um documento chamado de Certidão do FGTS. Ao obtê-lo há várias possibilidades possíveis de acessar qualquer tipo de benefício financeiro com maior praticidade, sem maiores restrições, assim como: parcelamentos, empréstimos, créditos financeiros, entre outros.

Este artigo informativo irá abordar informações e dados sobre o documento e apresentará um guia completo para emitir o comprovante CRF/CND FGTS, além de ensinar a emitir e consultar o documento. Continue a leitura e fique atento aos detalhes!

Certidão FGTS

Certidão FGTS

O que é e para que serve a certidão do FGTS?

Tal documento é conhecido por três nomes diferentes, de acordo com a região do país, o mais popular é Certidão do FGTS, além de Certidão Negativa (CND FGTS) e Certificado de Regularidade do FGTS (CRF). Independente do nome, o que realmente importa é sua função, que é basicamente comprovar oficialmente o pagamento de todas as dívidas da empresa correspondente às dívidas do Fundo de Garantia de seus colaboradores.

Assim sendo, esse comprovante pode ser solicitado à qualquer momento pelo aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que, o trabalhador por consultar o saldo do FGTS a qualquer momento, e caso descubra que este não está sendo pago, tem o direito legal de entrar na justiça contra a empresa.

A obrigatoriedade da Certidão Negativa do FGTS se dará apenas em algumas situações específicas, são as principais:

  • Na solicitação de empréstimos em agências bancárias (principalmente na Caixa Econômica Federal);
  • Para financiamentos o pedidos de créditos financeiros;
  • Para modificar qualquer informação de documentos correspondentes à empresa ou ao empregador em questão;
  • Para receber todo e qualquer tipo de subsídio governamental (Federal, Estadual e Municipal);
  • Etc.

Lembre-se que, de acordo com as novas regras do saque aniversário do Fundo de Garantia, o trabalhador pode sacar o FGTS todos os anos.

CRF/CND FGTS – Como Tirar?

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal: www1.caixa.gov.br;
  • Clique em “Serviço ao Cidadão”, na primeira página do site;
  • Em seguida, Informe o número do CNPJ ou CEI e escolha o estado onde a empresa está situada;
  • Ao final, clique em “Consulta”;
  • O último passo, é inserir todas informações exigidas no cadastro eletrônico e confirmar todas as informações descritas, prossiga fazendo a impressão do documento final;
  • Aliás, será é necessário que os dados sejam corretamente inseridos no cadastro, para evitar que haja erros na emissão do documento, portanto, confirme todas as informações com atenção antes de enviar definitivamente para análise. Em casos de irregularidade no CNPJ do titular da empresa, haverá primeiro a necessidade de quitar a dívida, senão o documento não será emitido.

Certidão FGTS: Como Consultar

Para a consulta do extrato do FGTS, o responsável pela empresa ou microempreendedor poderá ir pessoalmente até uma agência local da Caixa Econômica Federal, levando consigo seus documentos pessoais, dados e informações da empresa em questão. Entretanto, é possível ainda acessar as mesmas informações sem sair de casa, pela internet em poucos passos, entenda como com o manual abaixo:

  • Abra uma aba em seu buscador de internet e procure pelo link: consultacrf.caixa.gov.br;
  • Ao adentrar no site, clique na opção “Serviço ao Cidadão”;
  • Na sequência, será necessário fazer um login simples,
  • Posteriormente, insira todas as informações pedidas pela plataforma, confira se estão corretas dê sequência clicando em “Continuar”;
  • Ao final serão apresentados todos os dados correspondentes ao seu documento, onde será possível atualizá-lo ou efetuar alguma modificação se for desejado.
  • A consulta pode ser feita, em todas as informações referentes ao histórico de até dois anos anteriores, onde haverá a possibilidade de saber a validade do documento além do código do para utilizar o mesmo como comprovante.

Obs.: Tendo isso em vista, regularize seus débitos com o FGTS para utilizar a Certidão do FGTS e acessar, sem maiores dificuldades qualquer benefício para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *