Carteira de Trabalho Digital 2021

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nada mais é que um documento obrigatório, brasileiro. Isso, claro, para aqueles que prestam qualquer tipo de serviço no mercado. Sejam eles na indústria, no comércio, na pecuária, de natureza doméstica ou até mesmo na agricultura. Fora que, é por meio deste mesmo documento que você pode ser registrado sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Antigamente, o único modo de conseguir sua carteira era ficando em uma fila enorme, em um Poupa Tempo. Porém, os tempos mudaram, e o processo sofreu atualizações. Pensando assim, explicaremos neste artigo como você pode retirar sua carteira de trabalho digital.

Carteira de Trabalho Digital 2021

Carteira de Trabalho Digital 2021

Carteira de Trabalho Digital

A carteira online foi feita para, principalmente, ajudar o trabalhador em seu dia a dia. Isso porque, antigamente, perdia-se muito tempo para retirar seu documento, ou até mesmo fazer alguma alteração no mesmo. Graças a CTPS Digital, nenhum trabalhador será capaz de perder o documento, e portanto, não vai perder os benefícios da tabela do INSS 2021.

Com isso, veio a modernização, substituindo o modelo físico. A mesma pode ser acessada por meio de aplicativos, disponíveis em Android e iOS, e também por site.

Como funciona

A carteira online funciona exatamente do mesmo modo que a tradicional. Ela tem os mesmos propósitos. A vantagem é que você não precisa portar o documento físico para verificar alguns dados. Todos os seus cadastros e registros em empresas também ficarão disponíveis, virtualmente. Também integra dados do Ministério da Economia.

Como tirar a carteira de trabalho digital

Se você quer retirar a sua carteira online, saiba que é muito fácil. Para tal, separamos, abaixo, um passo a passo para você:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Ministério do Trabalho
  2. Posteriormente, efetue seu login no mesmo, com seu usuário e senha. Caso ainda não tenha cadastro, poderá se registrar na hora
  3. Entre no menu de Carteira de Trabalho Digital
  4. Agora, basta preencher o formulário e todos os campos em branco, com seus dados pessoais, para efetuar a sua solicitação.

Lembrando que só com a carteira de trabalho assinada, o trabalhador terá direito a benefícios como o Seguro Desemprego 2021 e o Abono Salarial 2021.

Agendamento

Na hora de solicitar sua carteira de trabalho digital, saiba que, decerto, não há agendamento. Até porque, não há um atendimento presencial, nem nada do tipo. Então, a sua documentação sai na hora. Entretanto, caso você ainda queira solicitar o documento físico, poderá agendar a retirada do mesmo no site da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SA).

✔ Descubra também como realizar o agendamento INSS 2021.

Consulta Número

Se você deseja verificar o número de sua carteira de trabalho digital, saiba que isso é possível. Para tal, entre no site oficial da Caixa Econômica Federal. Digite o NIS ou CPF, e a senha solicitada.

Caso não tenha cadastro, poderá fazer na hora. Feito isso, já logado na plataforma, vá até o extrato completo, na aba da consulta saldo do FGTS. Aqui você poderá encontrar o número de sua carteira de trabalho, além de outras informações.

Como baixar a CTPS Digital

Caso você queira baixar sua carteira de trabalho digital, é muito simples. Para tal, faça o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a App Store ou Play Store de seu aparelho celular, e baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital
  2. Para acessar sua conta, basta digitar o seu CPF, e a senha que foi cadastrada. Se for seu primeiro acesso, basta se registrar no próprio APP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *